quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Petrobras reaproveita mais de 11 milhões de pneus em oito anos.

Pneus inservíveis ganham destino e geram combustível a partir do processamento com xisto betuminoso

A Unidade de Negócio de Industrialização do Xisto (SIX), pertencente ao Sistema Petrobras e localizada em São Mateus do Sul (PR), está situada em uma das maiores reservas mundiais de xisto, a “Formação Irati”, que abrange aos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Goiás.
A SIX é responsável pela exploração e processamento do xisto betuminoso, minério que, ao ser aquecido, libera matéria orgânica em forma de óleo e gás, processo denominado Petrosix.
Em acordo com as políticas ambientais da Petrobrás, a Unidade mantém há mais de 30 anos um programa de recuperação ambiental que visa reabilitar as áreas mineradas. Este trabalho é fruto de estudos e pesquisas da SIX em parceria com universidades para o restabelecimento do ecossistema por meio da reintrodução de animais silvestres e plantas nativas nas áreas impactadas pelas atividades da Unidade.
Outra característica importante da do Petrosix, do ponto de vist ambiental, é a possibilidade de adição de pneus inservíveis, junto à carga de xisto a ser processada, em volume de até 5% da carga total.
Os pneus velhos chegam à SIX picados e são misturados ao xisto. O processo é feito com tecnologia da própria Petrobras. Desde que a tecnologia foi implantada, em 2001, a Unidade já reciclou mais de 11 milhões de pneus usados. A partir do co-processamento de pneu e xisto, são obtidos gases, óleo combustível e enxofre.
O co-processamento de pneus com o xisto traz benefícios ao meio ambiente e à saúde pública, ao coibir o despejo inadequado dos pneus e, com isso, a proliferação de insetos vetores da doenças como dengue, febre amarela e malária.
Caroline Cury

Nenhum comentário:

Postar um comentário